Newsletter Simpósio Internacional Hospital Municipal e Maternidade de Vila Nova Cachoerinha

Confira na í­ntegra a matéria da cerimônia de abertura, e as principais notí­cias na imprensa sobre o Simpósio

Um gesto de amor e profissionalismo marca a cerimônia de abertura do Simpósio Internacional do Hospital Municipal Maternidade e Escola de Vila Nova Cachoerinha

Matéria – Luciana Itinoseki – MTB: 62892/SP

A abertura celebrou os 40 anos de atuação do hospital no Estado de São Paulo reunindo convidados internacionais e ex-residentes

Uma geração passou por Vila Nova Cachoerinha, deixou sua marca, e retornaram para celebrar os 40 anos do hospital. O Simpósio Internacional, foi uma ideia do atual diretor técnico da maternidade, Dr. Pedro Alexandre Federico Breuel, e contou também com o apoio da Prefeitura do Estado de São Paulo.

Cerca de 100 professores de nível nacional, participam dos três dias do simpósio, que teve como objetivo principal ampliar e difundir o conhecimento, mostrar que o sistema público de saúde tem preocupação vital com a saúde da mulher, e celebrar entre profissionais do hospital e ex-residentes, os 40 anos da jornada brilhante da Maternidade de Vila Nova Cachoerinha.

A cerimônia de abertura, que aconteceu no anfiteatro da Universidade Uninove da Barra Funda, foi celebrada pelo presidente do simpósio, Dr. Pedro Alexandre Federico Breuel, Paulo Kron Psanquevich – Coordenador de apoio ao desenvolvimento da gerência hospitalar (COGERH), Dr. Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck, assessora da presidência, a Presidente de Honra, Dra. Conceição Aparecida de Mattos Segre, Dr. Luis Bósio, e a Dra. Maria Aparecida Orsini de Carvalho Fernandes, Coordenadora do Programa Mãe Paulistana, que representou o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. 

O Vila Nova Cachoerinha é o primeiro e único hospital municipal credenciado do Brasil que possui o selo de excelência, e exerce uma responsabilidade ímpar no sistema de saúde pública do Estado de São Paulo. O simpósio além de ser uma jornada de estímulo, representa a união entre as especialidades clínicas da pediatria, obstetrícia e perinatologia, novo conceito trabalhado pela Vila Nova Cachoerinha, e que foi tema da palestra da Dr. Cleide Suguihara, que abordou os principais avanços do segmento durante o encerramento do evento.

Os avanços da medicina são cada vez mais visíveis na maternidade, quando o assunto é a saúde da mulher. Segundo o Sr. Pedro Breuel, ter um hospital escola no Estado de São Paulo é também uma questão de responsabilidade.  Através do ensino de excelência para os residentes, o hospital semeia para o Brasil e para o mundo profissionais qualificados com rigor científico acentuado. “Conduzimos a maternidade também como uma segunda casa para os residentes, aqui o aprendizado é passado de geração para geração”, afirma Dr. Pedro.

Durante a cerimônia foram apresentados dados importantes aos participantes em relação aos projetos e programas como: ampliações da estrutura física do  hospital, que há 11 meses vem realizando reformas com o objetivo de facilitar a acessibilidade, aquisiçãode 16 novos leitos e além da área de acupuntura, a residência médica; Casa da Gestante (um espaço de acolhimento que visa reduzir a morbidade e mortalidade materna), Mãe Paulistana (implantado em 2006, voltado para a mãe e para a criança. Tem como objetivo assistir a gestante durante o ciclo de gravidez, desde as consultas de pré-natal até o primeiro ano de vida do bebê), além de programas conjuntos com a Organização Mundial de Saúde, como a implantação do Centro de Vitalidade Fetal - a unidade neonatal , que hoje representa o coração da maternidade com taxa de 80 a 85% de vitalidade dos RN comparada à hospitais do mundo inteiro.

O ambulatório onde são acompanhados os passos do Método Canguru, que incentiva o contato mamãe-bebê, a prática da Terapia Chinesa (que trabalha a interiorização), Mães Cadeirantes, através do Decreto 53045/2012  (projeto que beneficia as mães com deficiência e mobilidade reduzida, que trouxe equipamentos ultrassonógrafos em 4D) propiciando  e desenvolvendo a qualidade de vida na cidade de São Paulo e a criação de um memorial dentro da maternidade, que tem como objetivo preservar a história do hospital. Para 2013, a diretoria também anunciou a implantação da mastologia.

A Dra.Cleide Suguihara, ratificou a formação de alto padrão em neonatologia no Vila Nova Cachoeirinha e encerrou sua palestra com a frase “Há um código de afeto entre os profissionais que é repassado para os pacientes, que são tratados com respeito e carinho”.

Para mais informações sobre os serviços do Vila Nova Cachoerinha -  0800-200-202


Simpósio Internacional na Mídia

Mais informações: https://www.facebook.com/simposio.hmnc

Comment Stream