O FADO DE CARMINHO

Aos 30 anos é já uma das maiores fadistas portuguesas

Fotografia importada do blog Des-cons-truir

por Inês Neves

Maria do Carmo de Carvalho Rebelo de Andrade uma promessa do mundo do Marketing  que se tornou numa das melhores vozes portuguesas, com presença nos maiores palcos do mundo. É a cantar o Fado que Carminho se sente bem e, é o seu Fado que percorre os 5 continentes e, é através do seu Fado que muitos conhecem o nosso país.

Foi depois de uma viagem à volta do mundo que, Carminho decidiu dedicar-se ao que mais gosta de fazer, cantar. Tinha 22 anos quando se apercebeu que ser Fadista era o seu próprio Fado.  Após 11 meses de viagem e de várias ações humanitárias, Carminho prepara o seu primeiro disco que, segundo alguns críticos, foi responsável por revolucionar a forma como se canta o Fado. 

A fadista deixou-se influenciar pela eterna Amália Rodrigues e pela sua mãe, Teresa Siqueira pois Carminho, nasceu numa família muito ligada à música.

Em Portugal, a sua maior rampa de lançamento, foi a música Perdoname que gravou ao lado do cantor espanhol Pablo Alburán. Depois disso, o seu nome começou a ser falado em todas as esquinas. Hoje, todos sabem quem é a fadista Carminho e, como tão bem representa a cultura portuguesa lá fora.

Já por duas vezes a fadista foi distinguida com o Prémio Amália - Revelação e Melhor Intérprete. 

"Bom dia Amor" é um dos temas e videoclips mais conhecidos do seu álbum Alma lançado em 2012. 

Já este ano, dia 28 de Janeiro, à semelhança do que já tinha acontecido com outros grandes nomes do Fado como Amália Rodrigues e Mariza, Carminho, foi condecorada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. A comenda da Ordem do Infante Dom Henrique, entre outras coisas, visa distinguir a prestação de serviços na expansão da cultura Portuguesa, da sua História e dos seus valores.

Carminho depois de ser condecorada. Fotografia revista Caras

O Canto é o mais recente projeto da Fadista. O Terceiro álbum de Carminho, foi lançado a 3 de Novembro do ano passado e rapidamente chegou ao TOP Nacional.

Neste trabalho podemos ouvir um dueto com a cantora brasileira Marisa Monte e ainda, participações especiais dos músicos António Serrano, Carlinhos Brown, Dadi Carvalho, Jorge Hélder, João Frade, Lula Galvão, Naná Vasconcelos e ainda Jaques Morelenbaum e Javier Limón.

Os temas presentes no Canto são da autoria de Miguel Araújo, Pedro Homem de Mello, entre outros. Os temas "Andorinha" e "Contra a Maré" têm a assinatura de Carminho.

Comment Stream