Bem-Vindo ao meu PLE

Tecnologias Educativas II
2º Semestre 2014/2015

Vinóvia Tavares

Quem sou eu?

Olá! eu sou a Vinóvia Tavares, sou natural da Guiné-Bissau, de nacionalidade portuguesa. Frequento o 2º Ano da licenciatura em de Ciências da Educação, na Faculdade de Psicologia e Instituto da Educação da Universidade de Lisboa.

Pretendo neste espaço construir o meu ambiente pessoal de trabalho (PLE) onde posso organizar e divulgar todas a minhas aprendizagens da esfera académica sobre tecnologias e relacionados, através de recurso a diversos formatos para divulgar a informação, podendo assim tirar o maior partido das tecnologias. Pretendo elucidar os demais interessados sobre o modo como é possível recorrer a ferramentas sociais online para criação de conteúdos educativos. E criar um ambiente de aprendizagem informal, onde qualquer pessoa interessada poderá aceder às informações, para consultar, aprender de forma autónoma, comentar construtivamente para que eu também possa melhorar e (re)construir as minhas aprendizagens.

Um  PLE (Personal Learning Environment) é um Ambiente Pessoal de Aprendizagem onde posso  mobilizar toda a aprendizagem contextualizada personalizada e colaborativa. A noção de PLE representa "o convergir de muitos dos aspectos que marcam as mudanças sociais e culturais provocadas pelo desenvolvimento tecnológico, nomeadamente com a Web 2.0, e que acabam por ter, inevitavelmente, um forte impacto na educação e na conceção da aprendizagem" (Mota, 2009, p. 5).

Clique no botão abaixo e saiba mais sobre o conceito de PLE num texto escrito por José Carlos Mota.

É NESTE CONTEXTO QUE IREI AQUI CONSTRUIR O MEU AMBIENTE PESSOAL DE APRENDIZAGEM NO AMBITO DA UNIDADE CURRICULAR DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS II .

Tecnologias sociais online

As tecnologias (ou software) sociais são ferramentas que nos permitem a pesquisa, comunicação, produção, partilha, organização, interação de informação.

São exemplos de tecnologias sociais online:

- Facebook  - Spotify - wiki - Twitter - SlideShare - Dropbox - Instagram - Skype - Diigo - Hi5 - Flickr - Evernote - Tumblr - Prezi - Powtoon - Google maps - Google académico - Poplet.

  • Um desafio proposto pela professora Joana Viana:

Lançado o desafio, cada aluno é convidado a partilhar neste espaço sobre o que acha que pode ser feito com determinada ferramenta online, entre as que são consideradas tecnologias sociais ou software social, do ponto de vista pedagógico.

O objetivo do desafio consiste em:

1. escolher uma ferramenta online (não repetindo as opções entretanto partilhadas pelos colegas)

E completar a frase

"Com [a aplicação] eu posso..."

Organizando as tecnologias sociais online por categorias (trabalho de grupo)

Literacia Digital de Adultos

O Projeto Literacia Digital de Adultos (LIDIA) é um projeto coordenado pelo professor do Instituto da Educação da Universidade de Lisboa Fernando Albuquerque Costa. É um projeto que tem por objetivo o desenvolvimento das competências chave para aprendizagem ao longo da vida através das tecnologias digitais, cujo público alvo são "formadores, animadores, técnicos superiores de educação e técnicos da área social inseridos em contextos de formação formal e não formal que, em Portugal, trabalhem em contextos de influência de públicos tipicamente mais excluídos da sociedade da informação".

Saiba mais em:

"In five years, the classroom will learn you"

Encontrei este vídeo muito interessante, que mostra a previsão do impacto das tecnologias na educação e nas salas de aula daqui a 5 anos na perspetiva de investigadores da IMB, em que referem que, devido à rápida digitalização da indústria da educação, das salas de aulas serão mais personalizadas no sentido de motivar e envolver os alunos na aprendizagem, adotando sistemas cognitivos baseados na "nuvem" para colher e analisar dados durante um determinado período de tempo, o que permitiria identificar os pontos forte e os pontos fracos dos aluno.

Saiba detalhes no vídeo que deixo a seguir!

Este vídeo mostra uma ascensão das salas de aula inteligente, com os cursos massivos aberto online ou Massive Open Online Courses (MOOC) que tornam os conteúdos educacionais disponíveis para qualquer utilizador com acesso à internet. Uma educação digital que cria uma vasta quantidade de dados sobre todos os aspetos de ensino e da aprendizagem que permite aos professores, através da aplicação do sistema cognitivo, perceber como é que os alunos aprender e organizam os seus estudos, para criar planos de estudo que correspondem às necessidades de cada um.

A propósito da MOOC, encontrei uma publicação (em português) no jornal Público que nos ilucida a cerca destes cursos online.

WEB 2.0

Existem várias formas de interpretar e representar a informação sem ser através de textos extensos e massudos. Esta semana foi-nos pedido que lêssemos um artigo sobre a Web 2.0 e que representássemos a nossa interpretação da informação  sem ser através de uma síntese escrita (texto). Eu escolhi fazer um vídeo simples no Powtoon onde coloquei os pontos chave que retirei da leitura. Espero que Gostem!

Powttoon é uma ferramenta online que permite criar vídeos de animação fantásticas de forma intuitiva, permite ainda descarregar o conteúdo para o computador (na versão paga), partilhar no YouTube, blogs e redes sociais. Esta ferramenta possui potencialidades educativas e o melhor, apresenta uma característica que integra a maioria das tecnologias sociais online de que falei acima, a gratuitidade na maioria dos modelos e objetos!

Google Drive

Criação de um Poster

Planificação de uma Ação Educativa

RELATÓRIO FINAL

Comment Stream