OIKOS

O que é uma O.N.G.?

ONG é a sigla para Organização Não-Governamental. São todas as organizações, sem fins lucrativos, criadas por pessoas que trabalham voluntariamente em defesa de uma causa, seja ela, proteção do meio ambiente, defesa dos direitos humanos, erradicação do trabalho infantil.

O que é a O.N.G. ikos?

Fundada em 23 de Fevereiro de 1988, em Portugal, a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida internacionalmente como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento.

São uma associação comum, no sentido universal, enquanto nos ligamos ao esforço de quantos, pessoas e instituições, partilham a visão de um mundo sem pobreza e injustiça.

Independentemente de quaisquer instituições políticas, financeiras ou religiosas, estamos sempre disponíveis para concertar a nossa acção com entidades públicas e privadas que coincidam com os nossos valores, objectivos e propósito de erradicar a pobreza e desenvolver soluções sustentáveis, para que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna.

As intervenções

1. Ação Humanitária:
Os dois pilares fundamentais da acção humanitária são a assistência e a protecção.
De uma forma geral, toda a acção humanitária contribui para assistir e proteger as pessoas mais vulneráveis perante uma situação de emergência, verificada ou potencial. A opção de resposta da Oikos em termos de acção humanitária encontra-se, prioritariamente, orientada para as comunidades das regiões e países com as quais já trabalharam.

2. Vida Sustentável:
A intervenção da Oikos tem como objectivo auxiliar as comunidades locais na gestão e redução destes factores de risco, em quatro momentos essenciais a um processo de desenvolvimento sustentável.

3. Cidadania Global:
A pobreza e a desigualdade constituem motivos suficientes para a mobilização de todos os cidadãos. E no âmbito do exercício da cidadania activa que devemos colocar o esforço individual e colectivo de transformação de uma ordem social que contribua para eliminar a pobreza, a exclusão e as desigualdades sociais.

A Cooperação para o Desenvolvimento consiste no esforço levado a cabo conjuntamente por países desenvolvidos e países em desenvolvimento, com a finalidade de combater as dificuldades económicas e socias dos últimos de forma sustentável e duradoura.

A importância da OIKOS

Comment Stream