Amália Rodrigues

Amália da Piedade Rodrigues (Lisboa, 23 de Julho de 19202 — Lisboa, 6 de Outubro de 1999) foi uma fadista, cantora e atriz portuguesa. Considerada o exemplo máximo do fado, aclamada como a voz de Portugal, foi uma das mais brilhantes cantoras do século XX.

Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, devido ao valor simbólico deste gênero musical na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo.

Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde cantava fados e outras músicas populares portuguesas, como também canções contemporâneas e mesmo música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, brasileira).

Grande contribuição para a história do Fado,  introduzindo o cantar de poemas, obras de grandes autores portugueses consagrados.

David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, Ary dos Santos,Manuel Alegre e Alexandre O'Neill foram uns dos grandes letristas e poetas que auxiliaram Amália. Esta cantava em castelhano, francês, italiano e inglês.

Até a sua morte, em outubro de 1999, 170 álbuns haviam sido editados em 30 países, vendendo mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo.