Aprendendo Inglês na Internet

Hello guys!

A sugestão de hoje é o site LinguaLeo (http://lingualeo.com/pt/).

O cadastro é bastante simples de se fazer, pode-se criar uma nova conta ou logar com usuário do Facebook.

Feito o acesso, o site te pede para responder algumas perguntas para melhor se adequar às suas necessidades. É perguntado gênero, idade, quanto tempo pretende estudar diariamente, seu nível de conhecimento do idioma nas 4 habilidades e seus interesses (música, filmes, viagens, tecnologias, etc.). Em seguida, faz-se um teste de vocabulário (respostas: conheço/não conheço) com palavras aleatórias para se ter uma ideia do nível de vocabulário dos alunos. O próximo passo é um teste de gramática, com perguntas englobando vários conteúdos. A partir de suas respostas ele define em que nível gramatical você está e te apresenta os conteúdos que serão trabalhados. Por último, ele pergunta "Por que você quer aprender Inglês?". Feito isso, o site te direciona para a página principal, onde ele sugere algumas atividades baseadas em seus resultados das perguntas anteriores. O aluno é guiado por um leão, que é o tutor do site - Leo.
O interessante do LinguaLeo, além de ser totalmente em português facilitando para alunos iniciantes, é que o aluno pode escolher as atividades com base em seus interesses.
Na primeira seção, "Selva", existem vários materiais para leitura e vídeos sobre diversos assuntos. O próprio aluno escolhe que tipo de material ele prefere. Ao abrir uma atividade de leitura, se o aluno clicar em qualquer palavra o site traz a tradução da mesma.
Na seção "Cursos" são disponibilizados vários conteúdos, porém a maioria é paga. A próxima seção é o "Glossários". Nele são apresentadas as palavras que o aluno viu nas seções anteriores, em inglês e a tradução para o português. O aluno pode então selecionar uma imagem que acredita que corresponda a aquele termo, e pode marcar se realmente já aprendeu aquele vocábulo ou se ainda precisa treiná-lo. Caso opte pelo treino, vamos para a próxima seção, "Treinos". Há várias opções para se treinar as palavras, exercícios de tradução, palavras cruzadas, construtor de palavras ou frases, e a compreensão oral, esta porém é paga. Temos também a seção "Dicionário", com as palavras que você disse que não conhecia no teste inicial, mais as palavras que você pode ir adicionando ao longo de seus estudos. Temos a palavra em inglês, a tradução em português, opção para ouvir a pronúncia e uma figura relacionada ao termo. Da mesma forma que na seção "Glossários", o aluno pode praticar as palavras que estão em seu dicionário.
Por último, na seção "Savana", temos a opção de visualização de usuários de vários países. É possível escolher usuários pela idade, pelo nível do Leo, pelo nível de Inglês ou pelo gênero. Você pode adicioná-los ao seu domínio e acompanhar o progresso dos mesmos, ver o que estão estudando, porém não há opção para interação via chat ou algo parecido.
Na seção "Home" é possível acompanhar seu progresso, vendo quanto tempo você esteve logado no site, quantas palavras descobriu, quantas treinou, etc.
O site possui um visual bem legal e atrativo, principalmente pensando em adolescentes. A cada atividade completada, o Leo ganha um acessório e aumentando-se os pontos com a realização dos exercícios, você muda de nível.

Página inicial do LinguaLeo.

Outra opção para quem quer aprender inglês em qualquer lugar e em qualquer horário é o Wlingua (http://www.wlingua.com/pt/).

Nele você também tem a opção de fazer um teste de nivelamento para ver em qual nível se encaixa.

Há várias opções de exercício de vocabulário e é possível praticar tanto no computador quanto no celular ou tablet.

Página inicial do Wlingua.

Mais uma opção super interessante para quem quer aprender inglês é o site about.com.

Ele traz vários artigos sobre temas diversificados.

Para quem tem interesse em questões gramaticais, vale dar uma olhada.

Hope you have enjoyed!

Comment Stream