Curso

INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA


Foco nas circunstâncias, naquilo que acontece ao nosso redor.
A importância de perceber e de interpretar
os acontecimentos, gerando conhecimentos e capacidade
de resposta às ameaças e oportunidades do mercado

Adm. Milton R. Almeida

SOBRE A CURSO

Introdução

Um bom conhecimento sobre as atividades de Inteligência Estratégica é vital para a tomada de decisões nas organizações. Um líder deve saber sobre o contexto do ambiente em que atua (o que está acontecendo), as circunstâncias (o que aconteceu) e consequências (o que poderá acontecer) em todos os momentos. O conhecimento, presente e futuro, da situação é crítica para os líderes de todas as áreas. Ignorar os fatos ou perseguir cegamente os objetivos pode levar a consequências desastrosas. Daí a necessidade de desenvolver a capacidade de percepção situacional para conhecer e compreender com profundidade as circunstâncias dos ambientes competitivo e operacional de uma organização. Isso é fundamental para assegurar o sucesso das campanhas empreendidas.

Objetivo

Este curso tem por objetivo principal o desenvolvimento da capacidade de percepção situacional dos participantes e proporcionar conhecimentos fundamentais sobre as atividades de inteligência estratégica e como estes poderão ser utilizados de forma eficaz na tomada de decisões organizacionais.

Quem deve participar

Diretores, gerentes, executivos, analistas e assessores de alto nível, que gostem de estudar e que sejam responsáveis pela tomada de decisões estratégicas ou tenham a incumbência de gerar conhecimentos com essa finalidade.

Programa

  • A necessidade humana de conhecer
  • Origens da atividade de inteligência
  • Importância da atividade de inteligência para as organizações
  • Um processo abrangente: da percepção situacional à execução das decisões
  • Método de planejamento: um guia para o raciocínio e tomada de decisões
  • Competências essenciais para a prática da inteligência estratégica

Carga horária

  • 16 horas aula, podendo ser divididas em dois ou mais períodos