SEGURANÇA DO CONHECIMENTO EMPRESARIAL


Adm. Milton R. Almeida

Sua empresa está, inexplicavelmente, perdendo negócios e clientes? Seus produtos e marcas estão sendo pirateados? Projetos e segredos tecnológicos estão chegando ao conhecimento dos concorrentes? Seus caminhões de entregas são constantemente assaltados? Se estes eventos estiverem ocorrendo, saiba que não é por acaso. Informações estão saindo de sua empresa, criando condições para ocorrência dessas atividades. Provavelmente há uma pessoa (ou várias), inadvertidamente ou não, difundindo informações e provocando grandes danos financeiros.

Treinamento é fundamental para que seus funcionários aprendam a não difundir informações sigilosas e saibam identificar quem o faz.

São funcionários bem preparados que identificam e impedem as ações dos espiões.

O conhecimento é hoje o mais importante recurso produtivo de qualquer organização. O conhecimento é matéria-prima para tudo, inclusive para que se produza mais conhecimento. A complexidade com a qual nos defrontamos hoje exige que as organizações respondam criativamente, com novos produtos e serviços. As organizações competentes investem em pesquisas, desenvolvem projetos e comercializam novos produtos e serviços.

E as sem competência, para sobreviver, roubam idéias e conhecimentos das outras. Copiam projetos, pirateiam produtos e chegam, inclusive, a matar por isso.

Atos de espionagem acontecem em TODAS as organizações, de todos os portes e ramos de atividade, mas com maior intensidade, nas indústrias de alta tecnologia como, por exemplo, eletrônica, química, cosmética, aeroespacial, informática, automobilística e farmacêutica. Na economia global de hoje, agentes estrangeiros estão perseguindo uma ampla variedade de alvos e é fácil para eles estabelecer contatos com pessoas que tenham acesso a informações sigilosas e valiosas.

E o problema da espionagem corporativa é muito sério. Pesquisa realizada pelo CSIS - Canadian Security and Intelligence Service mostra que:

  • 72% das empresas que NÃO adotaram medidas para reduzir sua vulnerabilidade à espionagem industrial faliram em dois anos devido aos prejuízos sofridos.
  • 43% das corporações americanas apresentaram uma taxa média de 6 (seis) incidentes envolvendo espionagem industrial. O valor médio de cada incidente: US$ 55 milhões.

Esses números são estimativas, pois 70% das empresas negam terem sido vítimas de atos de espionagem. Portanto, as empresas não podem ser negligentes quando o assunto é espionagem. Faça um simples cálculo: quanto sua empresa perderia se importantes informações sobre projetos chegassem ao conhecimento da concorrência? Percebeu a importância?

OBJETIVOS DO CURSO

Alertar os participantes sobre o perigo que a Espionagem Empresarial representa e prejuízos que pode acarretar aos negócios. Ensinar conceitos e técnicas de detecção, prevenção e reação para neutralizar seus efeitos. Conscientizar sobre a necessidade de rever posturas de manuseio, discrição e sigilo de informações em todos os níveis hierárquicos e áreas da organização.

PROGRAMA

  • Importância e valor econômico do conhecimento no mercado globalizado
  • Crescimento mundial da espionagem empresarial
  • Espionagem: busca dissimulada, ilegal e aética de informações
  • Perigos gerados pela espionagem: pirataria de produtos, perda de negócios e clientes, roubos, seqüestros, falências de empresas.
  • Como o conhecimento pode ser roubado
  • Espiões empresariais: quem são, como agem e o que procuram.
  • Principais técnicas de espionagem empregadas contra as empresas e seus funcionários.
  • Como proteger o conhecimento
  • Medidas de contra-espionagem para identificar e neutralizar espiões
  • Planejamento de segurança do conhecimento: estrutural, humana e eletrônica
  • Orientação especial para executivos e vendedores com atuação em feiras de negócios

CARGA HORÁRIA

  • 6 horas

APRESENTADOR

  • Milton R. Almeida