Tartarugas Marinhas

Cheloniidae

Algumas espécies podem viver até 150 anos e nunca param de crescer, podendo atingir até 540 quilos.

 


Coisa de Bicho

> Características

Quase todas as espécies são migratórias e conseguem se orientar pelos pólos magnéticos do planeta. As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 30 anos de idade. Nesta fase, ela retorna para a praia onde nasceu para depositar os ovos. Estima-se que entre 100 filhotes nascidos, apenas um chegará a vida adulta. Possuem um comportamento solitário e vivem grande parte do tempo submersas nas águas dos oceanos. O acasalamento das tartarugas ocorre nas águas costeiras ou profundas dos oceanos. Dependendo da espécie, a cor das tartarugas pode variar do marrom ao verde. Possuem sistemas de audição e visão bem desenvolvidos. Em função da caça predatória por vários anos, grande parte das espécies encontra-se em situação de extinção.

> Comida

As tartarugas marinhas podem ser vegetarianas, carnívoras e onívoras. Elas se alimentam de águas-vivas e de sua fauna acompanhante. Infelizmente, muitas vezes elas confundem sacos plásticos ou celofane com águas-vivas e morrem por indigestão. Sua boca não possui dentes, somente mandíbulas com bordas afiadas. Podem dormir na superfície quando estão em águas profundas ou no fundo do mar, sob rochas, em áreas próximas à costa. As Vegetarianas alimentam-se principlmente de algas marinhas.

> Habitat e Habitos

As tartarugas marinham são répteis que vivem nos oceanos em áreas tropicais e subtropicais.

O acasalamento começa com a fêmea escolhendo o macho para namorar e inicia-se com mordidas no pescoço e nos ombros. Uma fêmea pode realizar em média de três a cinco desovas para uma mesma temporada de reprodução, com intervalos médios de 10 a 16 dias. No Brasil, as desovas acontecem entre os meses de setembro e março. Os filhotes rompem os ovos e nascem após 45 a 60 dias de incubação em média. Eles podem ser atraídos pelas luzes das estradas ou dos hotéis na beira da praia, o que faz com que eles morram. Todo ano as tartarugas marinhas vão à praia para botar seus ovos. Muitas vezes seus filhotes são capturados por predadores, como por exemplo, caranguejos, abutres, polvos e peixes. Seus filhotes botam seus ovos na mesma praia em que eles nasceram. Normalmente de cada cem filhotes apenas um consegue sobreviver.

> Tamanho

O tamanho das tartarugas marinhas adultas pode variar de 1m até 2m de comprimento, caso da tartaruga-de-couro ou tartaruga-gigante. Indivíduos adultos desta espécie podem atingir até 600 kg.

 


Video escolhido pelo papai:

 


Video escolhido pela Clarinha:

Comment Stream