Contrastes na alimentação

A fome

Introdução

A fome é a carência grave de alimentos, quer em termos quantitativos quer em termos qualitativos.

Consequências  

As consequências imediatas da fome são a perda de peso nos adultos e nas crianças, levando eventualmente à morte, e ao aparecimento de problemas no desenvolvimento das crianças, geralmente limitando as suas capacidades de aprendizagem e produtividade. A desnutrição, principalmente devido à falta de alimentos energéticos e proteínas, aumenta nas populações afetadas e faz crescer a taxa de mortalidade, em parte, pela fome e, também, pela perda da capacidade de combater as infecções. A fome é um dos maiores flagelos da humanidade. Tem sido uma das grandes causas de morte de milhões de seres humanos em todos os tempos e sociedades. Muitas pessoas em todo o mundo passam fome ou estão subnutridas, apresentando carências alimentares graves e também a falta de dinheiro.

Contrastes na alimentação

Alimentação Mundial

Países desenvolvidos:                                     

  • Maior abundância de recursos alimentares.
  • Sobrenutrição

Países em desenvolvimento:

  • Maior escassez de recursos alimentares.
  • Subnutrição  

Sobrenutrição

Excesso de ingestão de calorias num regime alimentar.

Subnutrição

Falta de ingestão de calorias e proteínas num regime alimentar.

Regiões de África mais afetadas pela fome

A África é afetada por uma das maiores crise de fome dos últimos tempos, sendo que a fome afeta mais de 12 milhões de pessoas que vivem na região de chifre da África, onde que 29 mil crianças já morreram nesses últimos 3 meses na Somália que é considerada uma das regiões mais afetada pela fome nesse ano de 2011.

Devido à falta de chuva, seca, conflitos, guerras civis e outros problemas que afeta o país da África, muitas regiões foram afetadas pela a crise de fome nestes últimos tempos, onde que uma das regiões mais afetadas pela fome são: Etiópia, Quênia, Uganda, Djibuti e principalmente a região de Somália que é considerada uma das regiões mais pobre da África.

Conclusão

Com este trabalho concluímos que quando falamos do problema da fome no mundo, não nos estamos só a referir aquela vontade de comer que nós sentimos na hora do almoço ou do jantar. O problema da fome relaciona-se com a falta de comida disponível para as pessoas ou na impossibilidade de se conseguir ter acesso ou comprar alimentos.

Bibliografia

  • Manual 9º Contrastes de Desenvolvimento
  • https://www.google.pt/search?q=fome+mundial&biw=1366&bih=624&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=hBFlVOPoJ8rmaNObgqgK&ved=0CAYQ_AUoAQ

Trabalho elaborado por:

Estela Caeiro nº 8

Inês Galveias nº 11

Xavier Saboga nº 20

Comment Stream