Contrastes na alimentação

A Fome

Maioria dos habitantes dos países desenvolvidos vivem sem muitos problemas no que toca à alimentação. No entanto, isto não acontece em todas as regiões do mundo. Existem contrastes na alimentação a nível mundial. Em alguns países, milhares de pessoas morrem diariamente devido à subnutrição.

O que é a fome?

A fome é uma sensação que surge quando temos necessidade de consumir alimentos. Existem dois tipos de fome: a fome temporária, quando precisamos de nos alimentar depois de terem passado algumas horas desde a nossa última refeição, e a fome crónica, quando esta sensação se prolonga, por vezes por uma vida inteira (como acontece nos países mais pobres do mundo).

Subnutrição e Sobre-nutrição

A subnutrição é uma nutrição deficiente, causada pelo consumo de alimentos em quantidade menor do que a necessária. A sobre-nutrição é causada pelo consumo de nutrientes em excesso.

Regiões onde a fome é grande

Existem regiões no mundo onde a fome é demasiado  grande, como, por exemplo, em África. Aqui destacam-se países como a Serra Leoa, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Zâmbia, entre outros, onde as Esperanças Médias de Vida estão entre os 40 e os 47 anos e onde imensas crianças morrem sem chegarem à adolescência.

Localização da Serra Leoa, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Zâmbia

Comment Stream