Dadaísmo

O dadaísmo foi um movimento vanguardista iniciado em Zurique em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial que nega os fundamentos da arte.

Fonte (Duchamp)

Características do Dadaísmo

  • Eram utilizados objetos do dia a dia modificados ou apresentados de maneira diferente, para criar arte;
  • Negavam os fundamentos da arte;
  • Criticavam ao capitalismo e ao consumismo;
  • As obras dadaístas não tinham lógica;
  • Utilizavam diversos objetos na composição das obras de artes plásticas;
  • Revelavam pessimismo e ironia relativamente à política.
Roda de bicicleta (Duchamp)

Principais representantes

O dadaísmo foi formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos, refugiados em Zurique, na Suíça, liderado por Tristan Tzara, Hugo Ball, Marcel Duchamp e Hans Arp, que se reuniam no Cabaret Voltaire.

Tristan Tzara

Tristan Tzara foi um poeta judeu e francês, que nasceu no dia 16 de abril de 1896 em Moinesti, na Roménia, e faleceu no dia 25 de dezembro de 1963, em Paris, França.

As suas obras mais conhecidas são Chanson Dada e Seven Dada Manifestos and Lampisteries.

Hugo Ball

Hugo Ball foi um poeta, escritor e filósofo alemão, que nasceu no dia 22 de fevereiro de 1886, em Pirmasens, Alemanha, e faleceu no dia 14 de setembro de 1927, em Sant'Abbondio, Suíça.

As suas obras mais conhecidas são os poemas sonoros (sem palavras), como por exemplo "Gadji Beri Bimba" e "Karawane".

Marcel Duchamp

Marcel Duchamp foi um pintor, escultor e poeta francês, que nasceu no dia 28 de julho de 1887, em Blainville-Crevon, França, e faleceu no dia 2 de outubro de 1968, em Neuilly-sur-Seine, Nanterre, França. Viveu nos Estados Unidos e inventou o conceito de ready made - utilização de um objeto do quotidiano como uma forma de arte.

As suas obras mais conhecidas são a Fonte,The Bride Stripped Bare By Her Bachelors, Even, Nude Descending a Staircase, a Roda de Bicicleta, Ar de Paris, Porta-garrafas e A Grande Imagem de Vidro.

Hans Arp

Hans Peter Wilhem Arp foi um pintor e poeta alemão, naturalizado francês que nasceu no dia 16 de setembro de 1886,em Estrasburgo, França e faleceu no dia 7 de junho de 1966, na Basileia, Suíça.

As suas obras mais conhecidas são Tábua com Ovos, Sleeping Woman, Sculpture of Silence e Auto-retrato.

Comment Stream